quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SOBRE A BATALHA DE PORONGOS...

SOBRE A BATALHA DE PORONGOS...


...BENTO ASSIM SE MANIFESTOU:

Neste mês de novembro passado, mais precisamente no dia 14, completou-se 170 anos da famigerada Batalha dos Porongos onde dezenas de negros, desarmados, foram mortos, já no apagar das luzes da Guerra dos Farrapos.
As discussões de culpabilidade, de traição, de conlúios, até hoje ainda perduram. Sobre este tema, o estudioso Adari Francisco Ecker nos manda mais um texto de suas inúmeras pesquizas: Ao que parece, Bento culpa o General David Canabarro, pelo ocorrido.
 Cerro de Porongos, em Pinheiro Machado
Prezado Adão e prezados Tradicionalistas:

O QUE DISSE BENTO GONÇALVES
SOBRE O MASSACRE DE PORONGOS:

“Foi com a maior dor que recebi a notícia da surpresa que sofreram no dia 14 deste! Quem tal coisa esperaria… por uma massa de infantaria cujos caminhos indispensáveis por onde tinha de avançar eram tão visíveis que só poderiam ser ignorados por quem não quisesse ver nem ouvir, ou por quem só quisesse ouvir a traidores talvez comprados por o inimigo… Perder batalhas é dos capitães, e ninguém pode estar livre disso; mas dirigir uma massa e prepará-la para sofrer uma surpresa semelhante é ser desfeita sem a menor resistência, é só dá incapacidade, e da inaptidão e covardia do homem que assim se conduz…”

Pesquisa de Adari Francisco Ecker

Por hora é isso, inté fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário