RODEIOS SUSPENSOS NO RS
Os rodeios, festas campeiras e qualquer atividade equina programadas para este fim de semana no Estado, inclusive uma etapa do Freio de Ouro em Santo Ângelo, estão suspensas.
O motivo é a descoberta de um foco de Morno, inclusive com sacrifício de animal, no município de Rolante.
Como as vacinas e a consequente liberação para GTA levam em torno de 5 dias, e para evitar contaminação, a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Sanidade de Equídeos, da Divisão de Defesa Sanitária Animal do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), recomendou a suspensão destes encontros que envolvam animais.
O mormo é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que acomete principalmente os eqüinos, podendo também acometer o homem, os carnívoros e eventualmente os pequenos ruminantes.
Os sinais clínicos mais freqüentes são: febre, emagrecimento, tosse, corrimento nasal e lesões na pele no inicio nodulares e evoluem para ulceras e após cicatrização formam lesões em formato de estrela.
A principal via de infecção é a digestiva, podendo ocorrer pelas vias aéreas, genital e cutânea.
A disseminação do mormo no ambiente ocorre pelos alimentos, bebedouros, cochos, embocaduras e raramente utensílio de montaria.
A principal forma de excreção do organismos é pela via nasal e oral devido ao rompimento de lesões pulmonares causadas pela doença.
Muitos rodeios já programados com antecedência estão tentando reverter esta situação
Muitos rodeios já programados com antecedência estão tentando reverter esta situação
Fonte pesquisada, blog do Léo Ribeiro.
Por hora é isso, inté fui...
Nenhum comentário:
Postar um comentário