quinta-feira, 25 de junho de 2015

NICO FAGUNDES DÁ ADEUS AOS GAÚCHOS E GAÚCHAS DE TODAS AS QUERÊNCIAS!

Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos, em Porto Alegre

Cantor, compositor e apresentador estava internado há cerca de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre


24/06/2015 - 22h10min | Atualizada em 25/06/2015 - 06h32min
Morre o tradicionalista Nico Fagundes, aos 80 anos, em Porto Alegre Ricardo Duarte/Agência RBS
Morreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, um dos expoentes da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. O historiador e folclorista Antônio Augusto Fagundes, respeitado tanto pelo trabalho como poeta quanto de estudioso da alma e das tradições gaúchas, tinha 80 anos.
Mais conhecido como Nico, nos últimos anos enfrentara uma série de problemas de saúde – um derrame, em 2000, e uma infecção que chegou a deixá-lo em coma, em 2010. O autor da célebre letra do Canto Alegretense nasceu em Alegrete em 4 de novembro de 1934 – município que homenagearia com a composição, um dos hinos da música regionalista.
Chegou a Porto Alegre aos 20 anos e rapidamente se enturmou com os fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Inicialmente, atuou como poeta e divulgador da obra de, entre outros, Aparício Silva Rillo e Jayme Caetano Braun.
Depois de formar-se advogado – Teixeirinha, Gildo de Freitas e outras personalidades ligadas à cultura regional foram seus clientes –, Nico se especializou em História do Rio Grande do Sul e fez Mestrado em Antropologia Social. Dedicou-se a pesquisar a formação, a identidade e os costumes típicos do Sul, levando-os a conhecimento do público por meio de livros, canções e, sobretudo, graças a sua atuação nos meios de comunicação.
O velório de "Nico" acontecerá durante esse dia 25 de junho no salão Negrinho do Pastoreio no palácio Piratini no centro da capital e o enterro será as 18 hs no cemitério João XXIII.
Matéria compartilhada com o jornal Zero hora.
Por hora é isso, inté fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário