sexta-feira, 13 de maio de 2016

TROVADOR TUTA É HOMENAGEADO EM SÃO NICOLAU DAS MISSÕES



Durante o final de semana passado, nossa equipe de redação esteve em São Luiz Gonzaga, com o abjetivo de realizar uma matéria com Dioraci da Cruz Dias, o querido Trovador Tuta. Um dos mais populares trovadores da velha guarda, Tuta traz consigo a essência dos primórdios da trova. Hoje afastado dos festivais em decorrência de seus percalços salutares, Tuta está mais caseiro, mas sempre se informando sobre o cenário trovadoresco. Durante a entrevista, Dioraci mostrou-me com orgulho, a placa em sua homenagem, uma iniciativa do CTG Primeira querência do Rio Grande entidade onde Tuta se criou, e representa até hoje. Tuta é filho de Luíza Dias e Ildemar Dias (Nenê dias), segundo ouvi do próprio vô Nenê, Tuta desde pequeno já mostrava dotes para cantar de aporfia, aprendeu a tocar violão com seu Pai e cresceu tocando com artistas missioneiros como o grande gaiteiro Reduzino Malaquias. Tenho um carinho especial pelo Tuta, sendo que sua falecida mãe era como uma avó paterna para mim, e seu pai o vô Nenê, me queria como um neto, alguns brincam até hoje quando chego em São Luíz Gonzaga dizendo: chegou o "filho do Tuta", pelo fato de naquela região todos saberem que eu era tratado como neto por seus pais, chamo seus irmãos e irmãs de tios e peço a benção ao Tuta cada vez que o vejo. Agradeço também o carinho da tia Kena (uma das irmãs do Tuta) e do Joanico Maciel  pelo carinho de sempre.Ao CTG Primeira Querência do Rio Grande os parabéns por ter tão ilustre personalidade como representante, ao querido TUTA o abraço de sempre e o desejo de muita saúde paz e sucesso eminente. A seguir publico o registro de minha visita ao Tuta e logo abaixo um pouco de suas premiações.



TROVADOR TUTA:

Campeão do 1º  Encontro de Marcas -CTG Porteira das Missões - Cerro Largo 1994.
Campeão da 2ª  Festa Campeira de Cândido Godói - 1993.
Campeão da 10ª Festa Campeira de Cerro Largo - 2003.
Campeão do 1º Rodeio Artístico do CTG Sentinela dos Pampas - 1996.
Trovador Mais Popular do 12º Desafio de Trovadores de Cacequi - 2002.
Trovador Mais Popular do 3º Aparte de Trovadores de São Nicolau - 2002.
Vice - Campeão do 1º Encontro de Trovadores do Rancho do Peraque - São Luíz Gonzaga - 2004.
Vice - Campeão do 13º Rodeio Internacional de Porto Xavier e 2ª Bakseada Cultural - 2005.
3º Lugar Concurso de trovas da RBS TV .
3º Lugar 1º Encontro de Trovadores de Santo Antônio das Missões - Trova de Martelo.
3º Lugar 4º Encontro de Trovadores de Santo Antônio das Missões - Trova de Martelo.

Obs: Não tivemos condições de averiguar todas as titulações de Tuta , devido a alguns troféus dele terem sido roubados quando de um assalto à sua residência quando morava em Porto Alegre.

Tuta recebeu ainda uma homenagem da rádio Missioneira de São Luíz Gonzaga com a composição "O Trovador Missioneiro" de autoria de Valdecir Figueredo e Interpretação de Vilson Rodrigues, Palito Portela e Jorge Bom Fim.

Nosso abraço ao grande troveiro da 1ª Querência do Rio Grande.

EIRA...Cavalo!!

Matéria compartilhada do blog "Tarqueando o Mate' do trovador João Barros.
Por hora é isso, inté fui...

Um comentário:

  1. Eu estava procurando na internet o nome do Tuta trovador, então encontrei este post, meu interesse é porque recentemente meu pai lançou um livro digital que conta a história do tradicionalismo no RS , e meu pai conheceu o Tuta, e conta a história dele no livro, pensei que seria interessante compartilhar isso com alguém da família dele.
    O livro é " De Paixão Côrtes a Borghettinho " escrito por Elci Rodrigues Alfaro , está no site da Amazon.

    ResponderExcluir