terça-feira, 15 de abril de 2014

A COPA 2014

Peço desculpas a alguém que não tenha uma posição condizente com a minha a respeito da COPA DO MUNDO, mas só coloquei nestes versos o meu sentimento de gaúcho e brasileiro, é a minha forma de protesto, pois eu sinto que quem tem o dom do verso, deve também deixar a mente divagar nos caminhos da imaginação.

A copa 2014.

Analisando o noticiário
eu cheguei a conclusão
que o povo dessa nação
tá sendo feito de otário
e num conto de vigário
tá caindo um povo honesto
a “FIFA” só faz um gesto
e o Brasil inteiro topa
sobra dinheiro pra “COPA”
mas falta pra todo o resto.

É emergência lotada
e os hospitais sem leito
radiologias com defeito
cirurgias cancelada
é ambulância estragada
e servidor sem atitude
um final de ano rude
pra o nosso lado galopa
sobra dinheiro pra “COPA”
porém não tem pra saúde.

Vejo assalto em toda esquina
e falta de policiamento
roubo e furto tendo aumento
a bandidagem domina
e a nossa pampa sulina
só admira a lambança
e os homens viram criança
se falam em craques da Europa
sobra dinheiro pra “COPA”
mas não tem pra segurança.

Nas ruas e avenidas
muitas não tem pavimento
sem esgoto ou saneamento
e as calçadas destruídas
tem sarjetas entupidas
pra cruzar só com manobras
vias com quebras e dobras
no urbanismo brasileiro
pra “COPA” se tem dinheiro
mas falta pras outras obras.

Escola sem professor
em qualquer periferia
famílias sem moradia
e mansões sem morador
protestos causando dor
de norte a sul da nação
tem muita mesa sem pão
trazendo um pranto que ensopa
vai ter dinheiro pra “COPA”
mas não tem pra educação.

Estou vendo com pesar
a FIFA manda e desmanda
é o Blatter quem comanda
e vem super visionar
se algo errado encontrar
fecha a cara e vira a mesa
e o Rio Grande que tristeza
dá regalia em cachopa
se o empresário ajuda a “COPA”
ganha isenção pra empresa.

As estruturas temporárias
quem vai pagar é a gente
manobraram habilmente
com reuniões quase diárias
nem as questões partidárias
silenciaram a grande voz
vão discutir só após
somos reféns sem defesas
dão isenção pras empresas
mandando a conta pra nós.

É junho a COPA DO MUNDO
e se a “canarinho” perder ?
Então se vai perceber
que o estrago é mais profundo
afirmo e não me confundo
muitos vão perder o juízo
fico quieto e analiso
que a nação feita de boba
salta então do oba, oba

para chorar o prejuízo.

Por hora, é isso, inté fui....

Nenhum comentário:

Postar um comentário