quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MONUMENTO A PAIXÃO CORTES EM SANTANA DO LIVRAMENTO


no último dia 06, foi  inaugurado o “Monumento a Paixão Côrtes”, em homenagem ao ilustre santanense. O Monumento está localizado na entrada da cidade de Sant’Ana do Livramento, na bifurcação (trevo) das Avenidas João Belchior Goulart (BR 158) e a Avenida Dom Pedro II, próximo ao módulo da Brigada Militar.

Este monumento, consiste em um pedestal com degraus de acesso a estátua, de cerca de 3,5 metros, reproduzindo a figura atual do folclorista, de corpo inteiro com roupas regionais, em saudação hospitaleira aos visitantes da cidade.

A obra artística é do consagrado arquiteto e virtuoso artista plástico Sérgio Coirolo (sergiocoirolo.blogspot.com.br), figura entre os grandes nomes da arte contemporânea. As obras do artista estão espalhadas em galerias, coleções particulares e ao ar livre pelo Brasil e pelo mundo. Tendo exposto seus trabalhos em Florença, Itália, berço do Renascimento Artístico e a "Meca" da arte escultural. Cidades como Florianópolis, Bagé, Dom Pedrito, Cruz Alta, Mostardas, Melo (Uruguai), Palmeira das Missões, Aceguá e Trás os Montes em Portugal tem a honra de possuir trabalhos do magnífico artista gaúcho.

Há de reconhecer-se que esta realização é fruto de quase 03 anos, de insistência e persistência de Rui F. F. Rodrigues, que trabalhou para a aprovação do projeto no Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A construção do Monumento é resultado da mobilização da sociedade santanesense. A produção cultural, através da Lei de Incentivo a Cultura, aprovada em 2012, têm como CTG Presilha do pago como produtor cultural sob coordenação de Rui F. F. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário