quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Paulo de Freitas Mendonça na Argentina


Paulo de Freitas Mendonça na Argentina



O pajador brasileiro, que em janeiro esteve apresentando o Festival de Chamamé de Corrientes, retorna à Argentina em sua 34ª viagem internacional a trabalho da integração cultural.

Desta feita vai para a Província de Buenos Ayres, atuar como pajador nas cidades de San Vicente e La Plata.

Na primeira cidade, participa, dia 02 de março, do 4º Encontro Internacional de Pajadores de San Vicente, que vai reunir improvisadores dos três países pampianos. Pelo Uruguai atua José Curbelo, pelo Brasil, Paulo de Freitas Mendonça e pela Argentina, David Tokar, Luis Genaro, Marta Suint, Emanuel Gabotto, Alberto Smit, Gustavo Avelo, Cristian Mendez e Manoel Rosa (El Brujo).

O Encontro com dez pajadores acontece no Passo do Bicentenário, com entrada gratuita, porque o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Nação e da municipalidade de San Vicente, cidade onde o evento é considerado de interesse cultural e educacional, e a pajada é consagrada por lei como patrimônio cultural e imaterial do povo san-vicentino.

Na segunda cidade, a capital da província, participa, dia 03 de março, da “Noche Criolla entre Brasil y Argentina”, numa das mais consagradas casas de espetáculo de La Plata, “La Salamanca”. Os anfitriões argentinos são os pajadores Emanuel Gabotto, David Tokar e os cantores Jorge Victor Andrade e Ezequiel Romano.

Mendonça afirma que recebe com satisfação estes dois convites de amigos que são grandes pajadores em suas pátrias, David Tokar e Emanuel Gabotto, com os quais em se encontrado em diversos países. “Atuar com importantes nomes da poesia oral improvisada mundial como estes que vou ter o privilégio de encontrar no início de março, na Argentina, é uma experiência que não tem preço”, sentencia. E, complementa o pajador, “Deus tem me permitido repetidas oportunidades destas, pelas quais agradeço”.

O Encontro de Pajadores de San Vicente pode ser acompanhado ao vivo pela internet, através do site da Rádio 26 de Julio, www.radio26.com.ar, a partir das 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário