terça-feira, 22 de janeiro de 2013

TEM CAMPEREADA NO ALEGRETE

Campereada Internacional confirmada entre 4 e 10 de fevereiro


O mais completo evento tradicionalista do Rio Grande do Sul já tem data: entre 4 e 10 de fevereiro, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles. Organizado pela Associação Campereada Internacional, com coordenação do tradicionalista Cléo Severo Trindade, e apoio da Prefeitura de Alegrete, a 34ª Campereada Internacional de Alegrete terá 50 mil reais em premiações, incluindo uma moto zero quilômetro para o vencedor do prêmio principal, a 2ª Taça Cidade de Alegrete de Tiro de Laço.

Porém as atividades culturais no Parque de Exposições iniciam já no dia 2 de fevereiro, com a retomada do Encontro de Trovadores. Agregando o evento, a coordenação acredita no aumento do publico em relação à edição de 2012, quando cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o evento, com 190 entidades acampadas de 88 municípios, destes sendo 2900 concorrentes às premiações.

A Campereada Internacional de Alegrete é considerada a mais completa por incluir todos os aspectos da cultura gaúcha, desde o aspecto campeiro até as manifestações artístico-culturais. Os concursos de invernadas de dança (mirim, juvenil e adulta), literário, intérprete solista vocal, conjunto vocal, gaita de botão, gaita tecla, violão, conjunto instrumental, chula, trova e declamações compõem a área artístico-cultural. Na parte campeira serão realizadas provas de rédea e tonel, pealo em ovelha, doma (renascimento e amanunciados), chasque, esquila a martelo, gineteada em ovino e puro pelo, aparte em trio, pega do consumo, prova do couro, tiro de laço (quarteto, individual, letrado, rapaz, pai e filha, vô e neto, vaca gorda, vaca parada, raspadinhas, piá, guri, veterano, prenda, pai e filho, dupla de irmãos e pealo a pé), paleteada, rebolcão e truco.

O acampamento não tem custo para entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, porém os demais interessados devem procurar o escritório da Associação Campereada no prédio da antiga Viação Férrea. Maiores informações no telefone (55) 3422 0172

Nenhum comentário:

Postar um comentário