domingo, 4 de dezembro de 2016

DIA DO TROVADOR E DO CANTOR REGIONALISTA

DIA DO TROVADOR E DO CANTOR REGIONALISTA

Para homenagear dois artistas de significativa importância para a música regional gaucha, o trovador Gildo de Freitas e o cantor regionalista Teixeirinha,  o dia 04 de dezembro foi instituído, pela lei nº 8.814/89, de autoria do então deputado Joaquim Monks, como o Dia do Poeta Repentista e Dia do Artista Regional Gaúcho.
O dia 04 de dezembro, por incrível coincidência, marca o falecimento de Gildo e de Teixeirinha, respectivamente nos anos de 1982 e 1985.


Um puco mais sobre estes dois  monstros da cultura popular gaúcha e brasileira:

Leovegildo José de Freitas, conhecido no mundo artístico do Rio Grande do Sul como Gildo de Freitas, nasceu no Passo D'Areia, em Porto Alegre no dia 19 de junho de 1919.  Era cantor e compositor, mas notabilizou-se como exímio repentista, sendo considerado até hoje como o Rei dos Trovadores.    Participava e era a grande atração do Grande Rodeio Coringa, programa de rádio da década de 60.  Gravou seu primeiro long play em 1963. Depois disso foram mais 14 discos ao longo da carreira.    Rivalizava em popularidade com o também saudoso Teixeirinha.     Em sua homenagem, o dia 04 de dezembro foi oficializado como o Dia do Poeta Repentista Gaúcho.

Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, nasceu na localidade de Mascarada, interior do município de Rolante, à época distrito de Santo Antônio da Patrulha, no dia 03 de março de 1927.  Vitor conheceu desde cedo as agruras da vida. Perdeu o pai aos 06 anos e a mãe quando tinha 9 anos de idade.
Depois de trabalhar em várias cidades gaúchas, despertou, aos 18 anos para a sua verdadeira vocação: a música.
A partir daquele momento, passou a fazer shows em festas e em circos.   
Lançou 70 LPS e vendeu 88 milhões de cópias em vida.   Hoje, 30 anos após a sua morte, esta marca já atinge120 milhões de cópias em todo o mundo.
Teixeirinha também foi ator, com participação em 12 filmes, e radialista, apresentando os programas “Teixeirinha Amanhece Cantando”, "Teixeirinha Comanda o Espetáculo" e "Teixerinha Canta Para o Brasil".  
O talento, a popularidade e o expressivo número de discos vendidos, de Teixeirinha o fizeram ser conhecido como O Rei do Disco.
Em sua homenagem, o dia 04 de dezembro foi oficializado como o Dia do Artista Regional Gaúcho.

Matéria compartilhada na íntegra do blog de Jairo Reis.

Por hora é isso, inté fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário