domingo, 20 de setembro de 2015

DIA 20 DE SETEMBRO, NOSSA DATA MAIOR!

A DATA DE 20 DE SETEMBRO E SEU SIGNIFICADO.




Num dia 20 de setembro, após escaramuças no pontilhão da Azenha na noite anterior, os Farroupilhas adentram em Porto Alegre, tomando a capital da Província de São Pedro e dando início a épica Revolução (até 11 de setembro de 1836) e posterior Guerra dos Farrapos. Bento Gonçalves da Silva entra na cidade somente no dia 22, quando o Presidente da Província Fernandes Braga, colocado neste posto pelo próprio Bento, já tinha alçado o pingo (navio) para as bandas de Rio Grande.
 
Foram quase dez anos de lutas, vitórias, derrotas e fatos heroicos que marcaram a nossa história e ajudaram a formar a nossa identidade, embora alguns intelectuais, nos dias de hoje, tentem projetar-se minimizando este passado.
 
O Governador Júlio de Castilhos, através de decreto, tornou o 20 de setembro como o Dia do Gaúcho, por isto hoje, além de festejarmos, devemos refletir sobre tudo o que vem acontecendo ao longo destes 180 anos em nosso Estado. É um momento cívico mas, também, de voltarmos na busca das responsabilidades daquela nossa gente. Nossa classe política, de meio século para cá, é uma vergonha. Se tivessem um pouco do brio daqueles tempos nem desaforos levaríamos para casa quanto mais as migalhas que agora nos oferecem. Contratos mal intencionados, corrupção, vantagens próprias em detrimento da coletividade... Verdadeiros ladrões não só do dinheiro mas dos sonhos daqueles que trabalham.
 
Matéria compartilhada do blog do Léo Ribeiro.
 
Por hora é isso, inté fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário