sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PAJADOR A PAJADA E OS PAJADORES.

Pajador





O que é
Pajador é o repentista que canta seus versos de improviso com o acompanhamento de milonga, feito por guitarra. No sul do Brasil, o pajador canta seus versos em Décima Espinela (ABBAACCDDC) no estilo recitado e não se acompanha musicalmente como nos Países do Prata. Um músico de apoio executa a milonga para a pajada.
Pajador (ou payador em espanhol) quer dizer repentista. A origem da palavra não tem uma definição convencionada. Há algumas hipóteses: alguns autores afirmam que venha de "payo" nome do primitivo habitante de Castilla, outros que seria de "pago" ou "pagueador" e ainda há quem sugira que venha de "palla" nome dado pelos Quichuas aos grupos de índios que sentavam nas praças a cantar. Há quem afirme que possa vir da palavra "pajé", chefe espiritual dos índígenas, misto de sacerdote, médico e feiticeiro. Contudo ninguém sabe ao certo.
A grafia da palavra em espanhol é Payador e em português, convencionamos, Pajador, porém sua pronúncia é a mesma: PAJADOR.
O pajador foi o andejo ou gaudério que surgiu na origem do gaúcho (ou el gaucho). Cruzava os campos em busca de lonjuras, quando o sul da América tinha suas fronteiras imprecisas. Até que provem o contrário, pode-se afirmar que ele esteve em terras, hoje brasileiras, do mesmo jeito e no mesmo período em que, em uruguaias, argentinas e chilenas.


Dia do Pajador Gaúcho é comemorado oficialmente em 30 de janeiro
Pela primeira vez, o Dia do Pajador Gaúcho é comemorado oficialmente no Rio Grande do Sul, haja vista que a Lei 11.676, que institui a data, foi publicada no Diário Oficial, dia 16 de outubro de 2001, depois de aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa e sancionada pelo Executivo.
A data comemorativa aos repentistas gaúchos presta uma homenagem ao dia de nascimento do pajador-dos-pajadores, Jayme Caetano Braun, e se originou de um projeto de lei do Deputado João Luiz Vargas.


Pajadores Gaúchos
Jadir Oliveira
Pajador brasileiro, poeta, músico e trovador residente em São Leopoldo. Possui obras de sua autoria e interpretação em coletâneas. Foi o vencedor das duas edições do primeiro festival de pajadas realizado no Rio Grande do Sul, a Pajada Jayme Caetano Braun, evento que aconteceu na programação do Mi Maior de Gavetão, em Sapucaia do Sul, em 1999 e 2000. Foi um dos pajadores convidados para o Encontro Internacional de Declamadores e Pajadores (Vacaria). Foi premiado em segundo lugar na modalidade de pajada da Fenatrova de Passo Fundo, em 2000. Participou do 1º Encontro de Pajadores, em Porto Alegre, no ano de 2001. É um dos pajadores participantes do CD Pajadores do Brasil, lançado em 2001, pela gravadora Usadiscos.
José Estivalet
Pajador brasileiro, poeta, radialista, trovador e escritor. Natural de Santo Ângelo, atualmente residente em Porto Alegre. Possui dois CDs de trova e um livro de ensaios da cultura gaúcha. Foi o vice-campeão do primeiro festival de pajada acontecido no Rio Grande do Sul, Pajada Jayme Caetano Braun, realizado em Sapucaia do Sul, em 1999. Foi um dos pajadores convidados para o Encontro Internacional de Declamadores e Pajadores (Vacaria). Foi o campeão da modalidade de pajada na Fenatrova de Passo Fundo, em 2000. Estivalet foi um dos autores da proposição que criou a 1ª Pajada Jayme Caetano Braun, de Sapucaia do Sul. Participou do 1º Encontro de Pajadores, em Porto Alegre, no ano de 2001. É um dos pajadores participantes do CD Pajadores do Brasil, lançado em 2001, pela gravadora Usadiscos.
Pedro Junior da Fontoura
Pajador brasileiro, poeta, declamador e ator, residente em Bento Gonçalves. Tem se dedicado exclusivamente à Arte e conquistado boas premiações em festivais de poesia. Possui dois CDs de poesia e pajadas, inclusive com a participação especial do "payador" uruguaio Juan Pedro Gutierres, em um dos seus trabalhos. Gravou um CD de poemas de autoria de Colmar Duarte. Pedro tem levado a poesia às escolas num espetáculo interativo. Tem atuado em espetáculos de pajadas no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, e foi um dos pajadores convidados para o Encontro Internacional de Declamadores e Pajadores (Vacaria). Participou do 1º Encontro de Pajadores, em Porto Alegre, no ano de 2001. É um dos pajadores participantes do CD Pajadores do Brasil, lançado em 2001, pela gravadora Usadiscos.
Participou do Espetáculo Internacional de Pajadas, em Uruguaiana, em homenagem aos 30 anos da Califórnia da Canção, em 2001.
Arabi Rodrigues
Pajador brasileiro, residente em Novo Hamburgo, poeta conceituado com diversos livros editados a exemplo de Pastoreio e Prenda Minha e trabalhos fonográficos importantes, um em conjunto com Algacir Costa e outro com Glênio Fagundes, Paulinho Pires, Dorval Dias e Leonardo Charrua.
Foi um dos pajadores brasileiros convidados para o Te-Déum de Pajadores da América Latina (Passo Fundo) e Encontro Internacional de Declamadores e Pajadores (Vacaria)
Participou do 1º Encontro de Pajadores, em Porto Alegre, no ano de 2001.
Paulo de Freitas Mendonça
Pajador brasileiro, poeta e radialista. Possui dois livros de poesias e participa de sete antologias poéticas no Brasil. Possui um disco individual de pajadas e poesias, gravou um CD de pajadas com o pajador uruguaio José Curbelo, Pajadores Sem Fronteiras, e é um dos pajadores participantes do CD Pajadores do Brasil, lançado em 2001, pela gravadora Usadiscos, CD idealizado e produzido por ele.
Foi um dos autores da proposição que criou o primeiro festival de pajadas no Estado. Foi quem sugeriu a criação do Encontro de Pajadores e Declamadores no Rodeio Internacional de Vacaria. Foi um dos pajadores convidados para o Te-Déum de Pajadores da América Latina de Passo Fundo. Tem atuado com pajadores argentinos e uruguaios nos três países, inclusive neste ano proferiu palestra no 1º Taller de Payadores, em Montevidéu, Uruguai. Também foi palestrante na Jornada Ibero-americana de la Décima, em Tandil, na Argentina, em 2000. É presidente da Associação dos Pajadores e Declamadores Gaúchos. Foi o único pajador brasileiro a participar, em 2000, da comemoração do Dia do Payador Oriental, em 15 anos de show. Foi o único pajador brasileiro a atuar no Teatro Carlos Molina, considerado o palco dos pajadores em Montevidéu.
Participou do Espetáculo Internacional de Pajadas, em Uruguaiana, em homenagem aos 30 anos da Califórnia da Canção, em 2001.
Jose Curbelo
Payador uruguaio, residente em Buenos Aires (Argentina). Consagrado como um dos mais importantes pajadores da América Latina, tendo percorrido vários países com seu canto de improviso, como México, Cuba, Porto Rico, Venezuela, Brasil, Uruguai e Argentina, entre outros, onde produziu discos com pajadores locais.
Possui diversos CDs individuais e foi um dos pajadores convidados para o Encontro Internacional de Declamadores e Pajadores (Vacaria). Gravou no Brasil, juntamente com Paulo de Freitas Mendonça, o CD Pajadores Sem Fronteiras. Participou como palestrante na Jornada Ibero-americana de la Décima, em Tandil, na Argentina e no 1º Taller de Payadores, em Montevidéu, Uruguai, em 2001. Tem atuado em diversos encontros de pajadores na Argentina e no Uruguai, sendo uma das mais badaladas atrações do Teatro Carlos Molina, no Uruguai.
Foi um dos que sugeriram a criação da Lei que oficializa o Dia do Pajador Argentino. Participou do Espetáculo Internacional de Pajadas, em Uruguaiana, em homenagem aos 30 anos da Califórnia da Canção, em 2001.
Marta Suint
Pajadora argentina, residente em Buenos Aires. Uma das poucas pajadoras existentes, porém não só por isso é conceituada em seu país e sim pelo talento ao "tançar" versos com pajadores dos Países do Prata. Possui discos de pajadas e tem atuado em espetáculos do gênero no Uruguai e na Argentina, participando de coletânea discográficas deste tipo de arte. Tem participado de encontros de pajadores na Argentina, no Uruguai, em cuba e outros países. Gravou recentemente com o pajador uruguaio Walter Mosegui e a cantora Josefina Trotti, o trabalho intitulado Payadas e Canciones Rio-Pratenses.
Adão Bernardes
Pajador brasileiro, poeta e trovador. Autor de diversos trabalhos gravados em discos por conceituados intérpretes. Foi vice-campeão da 2ª edição da Payada Jayme Caetano Braun, acontecida em 2000, em Sapucaia do Sul. É um dos pajadores participantes do CD Pajadores do Brasil, lançado em 2001, pela gravadora Usadiscos. Posteriormente a este CD, lançou um disco de trovas, poesias e pajadas no qual conta com a participação de importantes nomes da cultura gaúcha. Participou do 1º Encontro de Pajadores, em Porto Alegre, no ano de 2001.
Glênio Fagundes
Músico, poeta, cantor e profissional de rádio e televisão. Autor de livros e discos de sucesso a exemplo de Cevando o Mate e Os Teatinos. É considerado como um dos melhores guitarreiros para pajadas no Estado. Acompanhou ao Jayme Caetano Braun, desde o início de sua carreira. Tem acompanhado a Paulo de Freitas Mendonça e Arabi Rodrigues em diversos espetáculos. Foi o guitarreiro oficial do Encontro de Pajadores e Declamadores de Vacaria, em 2000 e do Encontro de Pajadores em Porto Alegre, em 2001.
Osmar Carvalho
Músico, compositor e professor de violão. Possui obras de sua autoria gravadas pelos principais intérpretes do Rio Grande do Sul. É premiado como compositor e instrumentista nos principais festivais do Estado. Tem acompanhado ao pajador Paulo de Freitas Mendonça em espetáculos e apresentações em programas de televisão.
Participou do Espetáculo Internacional de Pajadas, em Uruguaiana, em homenagem aos 30 anos da Califórnia da Canção.
Jayme Caetano Braun
Hehehehe, este tem uma página inteira:

Por hora é isso, inté fui...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DIA 15 DE MARÇO TEM TROVAS EM CAMPO BOM.


DIA 15 DE MARÇO TEM TROVAS EM CAMPO BOM.

Acontecerá no dia 15 de março de 2015, á partir das 13 hs o concurso de trovas em três estilos durante o 37º Rodeio crioulo de Campo Bom.

A comissão avaliadora estará formada por Antônio Barboza, João Benito e Adão Bernardes o apresentador será Jadir Oliveira.


Os trovadores e familiares de trovadores que quiserem almoçar no parque de rodeios no dia das trovas deverão confirmar presença até 03 dias antes dos concursos com Antônio Barboza, será exigido cartão tradicionalista.

A premiação das trovas será a seguinte:

1º lugar R$ 250,00 + troféu
2º lugar R$ 200,00 + troféu
3º lugar R$ 150,00 + troféu.

A mesma premiação será conferida aos três estilos, não será repetido prêmio.

Por hora é isso, inté fui

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

RESULTADO DAS TROVAS EM MARAU.



- 1° lugar Gilvano Santos ( Nanico ) CTG Unidos pela Tradição Riograndense;

- 2° lugar Luís Araújo CTG Moacir da Motta Fortes;


- 3° lugar Henrique Soares, Ass Trov Pedro Ribeiro da Luz.

informante, Nanico.

Por hora é isso, inté fui...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

VAI TER TROVAS EM MARAU!

Será neste domingo dia 22 de fevereiro durante o rodeio da querência de Marau, o concurso de trovas na categoria trova campeira a partir das 16 hs.

A premiação desse concurso será até o terceiro colocado.

Na foto Canhoto de Guerra, trovador de Passo fundo.

1º lugar R$ 110,00 + troféu
2º lugar R$  70,00 + troféu
3º lugar R$  50,00 + troféu.

A coordenação do evento não divulgou os integrantes da comissão avaliadora.

Por hora é isso, inté fui...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

DIA 15 DE MARÇO TEM TROVAS EM CAMPO BOM.

DIA 15 DE MARÇO TEM TROVAS EM CAMPO BOM.

Acontecerá no dia 15 de março de 2015, á partir das 13 hs o concurso de trovas em três estilos durante o 37º Rodeio crioulo de Campo Bom.

A comissão avaliadora estará formada por Antônio Barboza, João Benito e Adão Bernardes o apresentador será Jadir Oliveira.


Os trovadores e familiares de trovadores que quiserem almoçar no parque de rodeios no dia das trovas deverão confirmar presença até 03 dias antes dos concursos com Antônio Barboza, será exigido cartão tradicionalista.

A premiação das trovas será a seguinte:

1º lugar R$ 250,00 + troféu
2º lugar R$ 200,00 + troféu
3º lugar R$ 150,00 + troféu.

A mesma premiação será conferida aos três estilos, não será repetido prêmio.

Por hora é isso, inté fui.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

RESULTADO DAS TROVAS NO RECANTO DO TIO CHICO.

Aconteceu neste domingo dia 15 de fevereiro de 2015, o festival de trovas do recanto do Tio Chico na querência de Rosário do Sul onde participaram 22 trovadores na trova campeira, modalidade única, foram apresentados por Tio Chico e amadrinhados na gaita por Evorí nunes, na comissão avaliadora estiveram, Dácio Moura, Luciano Quines e Alípio Oliveira.

O resultado foi o seguinte.

1º lugar - Leôncio Amaral
2º lugar - Turco
3º lugar - Macedinho
4º lugar - Elizandro Chaves
5º lugar - Nerley Maciel.

Por hora é isso, inté fui...

RESULTADO DAS TROVAS NO 8º RODEIO INTERNACIONAL DE SOLEDADE.

Aconteceu dia 14 de fevereiro de 2015, o concurso de trovas em três estilos durante o 8º Rodeio Internacional de Soledade onde participaram 15 trovadores, apresentados por Daniel Teló e avaliados por Tio Guri, Dedé Borges e Derly Pereira, amadrinhados na gaita por João Vitor Freitas, após todos cantarem em todos os estilos o resultado foi o seguinte.

Trova campeira.


1º lugar - Volnei Corrêa
2º lugar - Celso Oliveira
3º lugar - Luiz Carlos Araújo.

Trova estilo Gildo de Freitas.


1º lugar - Adão Bernardes
2º lugar - Leôncio Amaral
3º lugar - Cravinho

Trova de martelo.


1º lugar - Peá da Bossoróca
2º lugar - Valdir Santos
3º lugar - José Henrique Soares.

Por hora é isso, inté fui...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TEM TROVAS NO RECANTO DO TIO CHICO EM ROSÁRIO DO SUL!

Será neste domingo dia dia 15 de fevereiro, mais um encontro de trovadores no recanto do Tio Chico interior de Rosário do Sul, a premiação será até o 5º lugar na modalidade trova campeira, assim dividida.

1º lugar R$ 1.000,00
2º lugar R$    500,00
3º lugar R$    300,00
4º lugar R$    150,00
5º lugar R$      50,00.


A comissão avaliadora será formada por Dácio Moura, Luciano Quines e Alípio Oliveira, maiores informações com Luciano Quines 55 96700388.

Por hora é isso, inté fui...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

SÁBADO TEM TROVAS EM SOLEDADE.

Serão no sábado as trovas em Soledade.


Esta é a programação das trovas no Rodeio de Soledade
no sábado dia 14 à partir das 17 hs, com entrega de prêmios ainda na noite de sábado,
esse blog não conseguiu a nominata dos avaliadores.



14/02/2015 (sábado)

  • 17 horas
    • Trovas (Martelo, Mi Maior e Gildo de Freitas)
    • Local: Pavilhão 2
    • Premiação (cada modalidade):
      1º Lugar: R$ 220,00 + Troféu
      2º Lugar: R$ 120,00 + Troféu
      3º Lugar: R$ 80,00 + Troféu
    • Neste nove de fevereiro, faz um ano do falecimento inesperado, do amigo Osmar Krebs (foto)

    • Por hora é isso, inté fui...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O TROVADOR VOLNEI CORRÊA, FICOU VIÚVO!

Faleceu hoje em sua residência na querência de Sapucaia do Sul, Enedir Pereira Nunes da Silva, 62 anos, natural de Candelária, ela que chegou estar hospitalizada por alguns dias, estava agora fazendo tratamento em casa tratando algumas complicações respiratórias, as quais acabaram por levar-lhe a morte nesta manhã, Enedir faleceu acompanhada por seu esposo o trovador Volnei Corrêa.

Ela deixa um filho (Cristiano) já casado e prestando serviço na gloriosa Brigada Militar.

Desejo que Enedir descanse na paz pela qual sempre lutou e que de onde estiver continue olhando pelos seus, vá com Deus minha amiga, vá ajeitando as coisas por lá que mais dia, menos dia todos nós estaremos por aí mateando com você, um forte abraço em meu nome e em nome de todos os trovadores do nosso estado.


E ao trovador Volnei Corrêa o nosso abraço solidário, e desejando que tu e teus familiares tenham força e luz nessa hora tão difícil.

Por hora é isso, inté fui...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

2º ENCONTRO NACIONAL DE TROVADORES DE IJUÍ – RS

2º  ENCONTRO NACIONAL DE TROVADORES DE IJUÍ – RS

Data:  27, 28 e 29 de março de 2015

Local: CTG Lauriano de Medeiros, Rua Emílio Glitz, Bairro São Geraldo – Ijuí/RS

Coordenação e Apresentação: José Estivalet

Jurados: João Alberto Freire Maciel, Dilceu dos Santos e Paulo Roberto de Fraga Cirne

Gaiteiro: Mancha Branca

Obs: No dia 27 sexta-feira é somente a solenidade de abertura, uma palestra com o Fraga Cirne e uma apresentação do Repentista e Cantor José Alexandre.


As trovas terão início as 14 horas de sábado, dia 28.

Premiação:,

Potrilhos :

Até 12 anos                                                   de 12 a 16 anos
1º lugar   300,00 + troféu                            1º lugar   900,00 + troféu
2º lugar   250,00 + troféu                            2º lugar   750,00 + troféu
3º lugar   200,00 + troféu                            3º lugar   500,00 + troféu

Mi Maior de Gavetão (Campeira) e Estilo Gildo de Freitas:

Premiação nos três estilos:

1º lugar R$ 1.750,00 + troféu
2º lugar R$ 1.540,00 + troféu
3º lugar R$ 1.400,00 + troféu
4º lugar R$ 1.250,00 + troféu
5º lugar R$ 980,00 + troféu


Dúvidas e informações, ligue: 51-9971- 7694 e fale com José Estivalet

Por hora é isso, inté fui...

RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS NO RODEIO DE LAGOA VERMELHA.

RESULTADO DO 3° RODEIO INTERNACIONAL DE LAGOA VERMELHA.

TROVA CAMPEIRA. (MI MAIOR DE GAVETÃO)


1° FLÁVIO COSTA
2° MARIA EDI MALAQUIAS
3° ALAOR MERCHEL

JURADOS: JADIR OLIVEIRA, VITOR HUGO e O 3° JURADO  É UM RADIALISTA DE LAGOA VERMELHA  TROVADOR.

POR HORA É ISSO

INTÉ, FUI...

INFORMANTE, ALAOR MERCHEL.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

FALECEU, PAULO DUZAC!

Notícia trágica! 
Uma pessoa morreu e quatro pessoas ficaram feridas após dois carros colidirem frontalmente no fim da manhã deste domingo, 1º, na RSC-287, em Venâncio Aires. O acidente ocorreu na altura do quilômetro 81, próximo ao restaurante Casa Cheia, e envolveu um Peugeot, de Sapucaia, e um Classic, de São Vicente do Sul. A rodovia chegou a ficar mais de uma hora bloqueada.
As vítimas foram identificadas como: Paulo Roberto Dias Duzac, 62 anos, Sirlene Fernandes Romeira, 63 anos, no Peugeot. Amilton dos Santos Nazário, 45 anos, Miriam da Rosa Batista e Maria Jaci dos Santos Nazário, que não tiveram as idades reveladas, no Classic. Os bombeiros precisaram ajudar na remoção dos feridos, que ficaram presos nas ferragens.
Todos foram conduzidos ao Hospital São Sebastião Mártir por duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma do Corpo de Bombeiros. Segundo a casa de saúde, Paulo Roberto Dias Duzac chegou a ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu e faleceu durante a tarde.
 Esta é a trágica notícia da morte de um dos maiores gaiteiros deste nosso Rio Grande, Paulo Duzac, pessoa muito especial do meio tradicionalista, vá com Deus meu irmão, com certeza hoje é dia de festa na estância grande do céu, obrigado por tudo que fizestes por nós enquanto esteve neste plano!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RESULTADO DAS TROVAS NA CAMPEREADA EM ALEGRETE.

Aconteceu neste final de semana na querência do Alegrete na campereada internacional o concurso de trovas em duas modalidades, campeira e estilo Gildo de Freitas.


Os avaliadores foram Trajano Ribeiro, Aureliano Dias e Valdevi Maciel, participaram 21 trovadores amadrinhados pelo gaiteiro Rubilar e na apresentação esteve, Antônio Moisés e a coordenação de planilhas esteve a cargo de Paulo Puglieiro.

Após duas noites de trovas o resultado foi o seguinte:

Trova campeira.

1º lugar - Aldorí Tito
2º lugar - Macedinho
3º lugar - João Maciel
4º lugar - Papa Figo
5º lugar - Diomar Almeida.

Trova estilo Gildo de Freitas.

1º lugar - Odilon Almeida
2º lugar - Leôncio Amaral
3º lugar - Cravinho
4º lugar - Luciano Quines
5º lugar - João Barros.

Por hora é isso, inté fui...