quinta-feira, 7 de março de 2013

Tributo à Música Missioneira



A região das Missões, no Rio Grande do Sul, vai poder presenciar o segundo Tributo à Música Missioneira, evento que já ganhou grandes aplausos na primeira edição.

O espetáculo com nomes conceituados, este ano em homenagem a Jayme Caetano Braun e Noel Guarany, vai acontecer nos dias 08 e 09 de março, em frente a catedral da cidade de Santo Ângelo, a partir das 20h.

Prestar um tributo a Jayme Caetano Braun e Noel Guarany é homenagear a música missioneira, porque se trata de dois troncos missioneiro da mais pura cepa.

Jayme Caetano Braun, pajador, poeta, compositor e radialista, foi o responsável pela manutenção da pajada no Rio Grande do Sul como arte verdadeiramente tradicional. Além disso, produziu excelentes livros e discos de poemas que colocam em relevo a cultura gaúcha com teor missioneiro.

Noel Guarany, cantor, guitarreiro e compositor, que com semelhante talento realizou um trabalho artístico inigualável para elucidação de um estilo de cantar missioneiro, opinativo e de valorização do gaúcho como ser humano.
Ambos são tão expressivos para a cultura missioneira que ultrapassaram as fronteiras regionais, ganhando fama no Estado, nas demais unidades da federação brasileira e nos países formadores do Mercosul.

O evento apresenta na primeira noite, sexta-feira, os shows de João Darlan Bettanin - Xiruzinho - e convidados, com canções e pajadas, e o de João de Almeida Neto. No sábado é a vez de Daniel Torres, Jorge Guedes, Jorge Leal e Aroldo Torres.

O Tributo à Música Missioneira é um produção cultural da Associação Açoriana e conta com o financiamento da Lei de Incentivo à cultura do Rio Grande do Sul.
 
Na noite do dia 08-03-2013 estarão se apresentando os pajadores José Estivalet e Adão Bernardes que juntamente com os catores Xiruzinho e João Almeida Neto, irão reverenciar a Jayme Caetano Braun e Noel Guarany.
 
Por hora é isso, inté fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário