Aconteceu neste final de semana 30 e 31 de janeiro de 2016, o 31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, onde concorreram 20 competidores nos concursos de trovas e pajadas, os concorrentes foram avaliados por José Estivalet, Renato Kruel e Adão Bernardes, amadrinhando na cordeona o competente " Gaita Véia" de Cruz Alta e o apresentador o "Taura do Microfone" Odilon Teixeira, também de Cruz Alta.
Ressalto ainda que foi a primeira edição deste evento que ouve disputa de trova estilo Gildo de Freitas e foi uma disputa empolgante devido ao alto nível dos participantes.
Vamos ao resultado.
Trova Campeira:
1º lugar - João Barros.
2º lugar - Volnei Corrêa.
3º lugar - Macedinho.
Trova estilo Gildo de Freitas:
1º lugar - Leôncio Amaral.
2º lugar - Elizandro Chaves.
3º lugar - Luciano Quines.
Pajada:
1º lugar - Jadir Oliveira.
2º lugar - Jadir Oliveira Filho (Jadirzinho).
3º lugar - Leôncio Amaral.
*Lembrando que essa edição do concurso de pajadas na Vacaria, foi realizado no dia do pajador gaúcho, 30 de janeiro.
O trovador João Barros representante de São Borja com esse título ficou tri campeão, e o trovador Leôncio Amaral é o primeiro campeão da modalidade Gildo de Freitas na Vacaria.
O trovador Macedinho de São Gabriel anunciou oficialmente seu afastamento dos concursos de trovas, por motivos religiosos uma vez que está convertido como evangélico praticante.
Por hora é isso, inté fui...
Blog Adão Bernardes. Informativo dos concursos de trovas e pajadas em festivais ou rodeios.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
COMISSÕES AVALIADORAS DO 31º RODEIO INTERNACIONAL DE VACARIA.
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Conheça as comissões avaliadoras dos concursos artísticos
Conheça as comissões avaliadoras dos concursos artísticos

Conheça as Comissões Avaliadoras dos Concursos Artísticos do VII RCNAT e do 31º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria
- Danças Tradicionais Adulta e Veterana
Moacir Gomes dos Santos
Marcelo Rosa
Tereza Cristina Rocha Roszkowski
- Danças Tradicionais Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Jackson Souza Santos
Eduardo Sá
Luciano Roszkowski
- Danças Birivas
Luciano Roszkowski
Jackson Alberto da Rosa
Pablo Bortolanza
- Gaita Ponto
Felipe Teixeira
Ricardo Comassetto
Tiago Dorival Paese de Camargo
- Gaita Piano
Beto Caetano
Luciano Maia
Diego Buchebuamm
- Declamação Prenda
Silvana Regina de Andrade
Luciano Salerno
Anderson Fonseca Rocha
- Declamação Peão
Jair da Silva Silveira
Rosana Araújo
João Batista Oliveira
- Violão Solo
Maikel Paiva
Gabriel Selvagem
Cristian Camargo
-Intérprete Vocal
Juliana Spanevello
Nilton Ferreira
Marcelo Oliveira
- Chula
Suiam Oliveira
Leandro Lottici
Cristian Cleber Wolff
Huberto José Limberger Junior
- Trova e Payadas
José Oliveira Estivalet
Adão Bernardes
Renato Mello Kruel
* Lembrando aos amigos tradicionalistas, que já estou acampado junto com o pessoal de Minas Gerais, João Nogueira, Porfírio e o menino Cailan, e estão para chegar neste domingo, mais alguns mineiros, para aproveitar esse grande encontro cultural realizado a cada dois anos.
Por hora é isso, inté fui...
Por hora é isso, inté fui...
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
C.T.G. LALAU MIRANDA DE PASSO FUNDO.
SOBRE LALAU MIRANDA
Já que veio à baila a questão do CTG Lalau Miranda de Passo Fundo, estar proibido ou em vias de, realizar bailes por conta do volume excessivo, me fez recordar uma passagem que me foi contada creio que pelo Orlei Carames.
Numa feita, ao final de tarde, o Estanislau retornava para a casa grande da fazenda quando se deparou com dois flaquitos carneando uma rês de sua propriedade. Após muito perseguir os dois, o Lalalu entricheirou eles num capão e os intimou:
- Porque estavam carneando uma das minhas novilhas?
Ao que de pronto um deles respondeu,:
- É que temos fome, nossa família passa por necessidades.
De pronto, Lalau Miranda manteve um deles como compromisso e despachou o outro dizendo:
- Vá até a casa grande e pede 5 kg de sal, se é fome que vocês tem bamo dar um jeito nisso.
Quando o vivente que foi buscar o sal retornou, o brazedo já estava pronto e saborearam um suculento churrasco.
No final da bóia, pela sua grandeza o Lalau disse:
Quando necessitarem de algo, venham trabalhar para mim que les pagarei o justo.
(na foto museu do teixeirinha no parque da roselândia em Passo Fundo.
O resto da carne, o sebo e o couro podem levar, é de vocês e sua família.
Outro causo sobre Lalau Miranda, este contado por Dilerman Zanchet, extraído da Revista Somando, é o abaixo relatado:
Lalau Miranda era trabalhador esmerado e caprichoso e por isso muito abastado, mas, contudo, generoso e humano e temente à Deus. Sempre conformou-se com a sorte que o “Patrão das Alturas” lhe oferecia, certa feita, chegando em casa, encontrou sua bela morada transformada num braseiro e cinzas, com mulher e filhos desesperados em prantos pelo triste acontecimento. Mas o gaúcho, "vaqueano da vida", logo encontrou uma solução. Com sua peculiar serenidade e um sorriso nos lábios, por ver todos seus familiares salvos, perguntou à sua mulher:
- Ninguém se queimou, minha velha? Choramingando respondeu-lhe:
- Não, graças a Deus, mas, de tudo que nós tinha, só restou a tua viola porque tava pendurada na laranjeira.
- Ah!... Muito bem, Sinhá, então faça o favor de me alcançá-la e chega de choro. Faremos uma casa melhor e vamos todos cantá pra agradecê ao "Patrão" por ter-nos salvado a todos.
E improvisou alguns versos agradecendo a Deus por ter poupado a vida de toda sua família.
Outro causo sobre Lalau Miranda, este contado por Dilerman Zanchet, extraído da Revista Somando, é o abaixo relatado:
Lalau Miranda era trabalhador esmerado e caprichoso e por isso muito abastado, mas, contudo, generoso e humano e temente à Deus. Sempre conformou-se com a sorte que o “Patrão das Alturas” lhe oferecia, certa feita, chegando em casa, encontrou sua bela morada transformada num braseiro e cinzas, com mulher e filhos desesperados em prantos pelo triste acontecimento. Mas o gaúcho, "vaqueano da vida", logo encontrou uma solução. Com sua peculiar serenidade e um sorriso nos lábios, por ver todos seus familiares salvos, perguntou à sua mulher:
- Ninguém se queimou, minha velha? Choramingando respondeu-lhe:
- Não, graças a Deus, mas, de tudo que nós tinha, só restou a tua viola porque tava pendurada na laranjeira.
- Ah!... Muito bem, Sinhá, então faça o favor de me alcançá-la e chega de choro. Faremos uma casa melhor e vamos todos cantá pra agradecê ao "Patrão" por ter-nos salvado a todos.
E improvisou alguns versos agradecendo a Deus por ter poupado a vida de toda sua família.
Isso mostra o caráter que não por nada é o patrono do mais antigo CTG de Passo Fundo e um dos primeiros do Estado.
Matéria extraída do blog do Léo Ribeiro.
Por hora é isso, inté fui...
sábado, 16 de janeiro de 2016
31º RODEIO INTERNACIONAL DA VACARIA, TROVAS E PAJADAS.
31º RODEIO INTERNACIONAL DA VACARIA, TROVAS E PAJADAS.
Os concursos de trovas em duas modalidades no 31º Rodeio Internacional de Vacaria (campeira e estilo Gildo de Freitas) ocorrerão em sua fase classificatória no dia 30 de janeiro a partir das 16 hs no tablado 08, e após a classificatória das trovas no mesmo tablado acontecerá o concurso de Pajadas em uma única apresentação, portanto a pajada começa e encerra no sábado 30 de janeiro, que por sinal é o “dia do pajador”.
As trovas terão sua fase final no domingo, 31 de janeiro a partir das 16 hs no tablado nº 08:
As inscrições estão encerradas.
O cartão tradicionalista será de porte obrigatório no momento do concurso por parte do participante.
TROVA CATEGORIA ÚNICA:
GILDO DE FREITAS:
1º LUGAR – troféu 31º Rodeio e R$ 2.550,00
2º LUGAR – troféu 31º Rodeio e R$ 1,550,00
3º LUGAR – troféu 31º Rodeio e R$ 1,050,00
MI MAIOR DE GAVETÃO:
1° LUGAR – troféu 31° Rodeio e R$ 2.550,00
2° LUGAR – troféu 31° Rodeio e R$ 1,550,00
3° LUGAR – troféu 31° Rodeio e R$ 1,050,00
PAJADAS:
1º LUGAR – troféu 31º Rodeio e R$ 1,250,00
2º LUGAR – troféu 31º Rodeio e R$ 850,00
3º LUGAR – troféu 31º Rodeio e R$ 550,00.
A comissão avaliadora das trovas e pajadas estará formada por:
José Estivalete, Adão Bernardes e Renato Kruel.
A comissão avaliadora das trovas e pajadas estará formada por:
José Estivalete, Adão Bernardes e Renato Kruel.
Essas são as informações que este blog está devidamente autorizado a divulgar sobre os concursos de trovas e pajadas do 31º Rodeio Internacional da Vacaria.
Por hora é isso, inté fui...
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
LAUVIR SIQUEIRA CAMPEÃO EM CANELA.
LAUVIR
SIQUEIRA CAMPEÃO EM CANELA.
O trovador
Lauvir Siqueira da legendaria Vacaria, foi campeão de trovas no rodeio nacional
de Canela no último dia 10 de janeiro no domingo.
Os avaliadores foram Volnei
Corrêa, Jurema Chaves e Renato Kruel.
E o
radialista e apresentador Valdevi Maciel de São Francisco de Assis, me ligou
ontem confirmando a realização da Tropeada de Versos daquela cidade para os
dias 04 e 05 de junho de 2016. Em breve mais detalhes como premiação e comissão
avaliadora aqui nesse blog.
Vamos aguardar que 2016 promete ser um ano de muitos festivais de trovas, por hora é isso, inté fui...
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
1º MANANCIAL DE TROVAS DA RESTINGA, RESULTADO.
1º MANANCIAL
DE TROVAS DA RESTINGA, RESULTADO.
Aconteceu
neste sábado dia 09 de janeiro de 2016 na querência de São Vicente do Sul o 1º
Manancial de Trovas da Restinga onde participaram 16 trovadores convidados das
cidades de Santana do Livramento, Rosário do Sul, São Pedro do Sul, São Francisco
de Assis, Alegrete e Cacequí, além é claro dos trovadores de São Vicente do
Sul.
Na avaliação
apenas dois avaliadores, Luiz Sodré e Adão Bernardes, o apresentador foi Gilmar
Giacomelli e o gaiteiro foi Agner Souza Brum e o local do evento foi o Piquete
de Laçadores da Restinga.
A
coordenação geral do evento ficou a cargo de Jairo Martins.
Vale
ressaltar que o referido evento teve verba exclusiva das pessoas físicas e
jurídicas do município de São Vicente do Sul, não tendo portanto nenhum aporte
de verbas públicas.
A intenção é
que esse evento volte a se realizar no ano que vem, com premiação maior e com
participação livre para trovadores de todo o estado e até de estados vizinhos.
Vamos ao
resultado.
Trova
campeira:
1º lugar –
Diomar Almeida (Alegrete)
2º lugar – Aldorí
Tito (Alegrete)
3º lugar –
Jaír Crorrêa (São Vicente do Sul)
Trova estilo
Gildo de Freitas:
1º lugar –
Ryan Almeida (Alegrete)
2º lugar –
Papa Figo (São Francisco de Assis)
3º lugar –
Valdecí Martins (São Vicente do Sul)
Trova de
Martelo:
1º lugar –
Luciano Quines (Santana do Livramento)
2º lugar –
Caneleira (São Vicente do Sul)
3º lugar –
Alciomar César (São Vicente do Sul).
Por hora é
isso, inté fui...
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
HOJE É DIA DOS SANTOS REIS
Folia de Reis é um festejo de origem
portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o
Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e
que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões
do país.
Na
tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos,
converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos",
denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados
como santos a partir do século VIII.
Fixado
o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação
dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem
latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a
mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o
próprio Natal
Mas
como se compõe e qual a função do Terno de Reis?
Segundo o folclorista Paixão Côrtes,
é variável o número de participantes de um "terno" pois nem sempre os
cantadores são também instrumentistas, e isto obriga a uma maior divisão de
funções. No geral, não vai além de oito pessoas: o mestre ou guia e o ajudante
de mestre; contra-mestre e ajudante de contra-mestre; o tipe; o tambor; o
triângulo e a rabeca. O mestre, que é o diretor, deve não só ser um bom
repentista como também um bom conhecedor da história do nascimento de Jesus,
principalmente no que se refere à visita dos Reis Magos. É o mestre (em
primeira voz) que inicia o canto acompanhado de seu ajudante (em segunda voz);
o verso é então repetido pelo contra-mestre e seu ajudante, também em primeira
e segunda voz, respectivamente. O tiple ou tipe ou ainda tipi, é ordinariamente
uma criança que se encarrega de cantar as firmatas características do segundo e
do quarto verso de cada estrofe ou somente deste último. Podem existir um ou
dois tipes em cada terno. Sobre esta figura assim se expressou o folclorista
Mário de Andrade: "A mim me parece que o quipe que 'faz o contracanto' é o
mesmíssimo 'tiple', também 'tipe' pela nossa gente folclórica, palavra de
terminologia musical espanhola que nomeia o soprano (se trata dum menino) muito
generalizada nas cantorias brasileiras para indicar uma voz subalterna.
Embora
raro, encontramos o terno acompanhado de pau de fita, boizinho, bumba-meu-boi
etc., então com suas representações coreográficas algo dramáticas, lembrando um
rancho definido por Mário de Andrade. Aparecem também por vezes homens vestidos
de mulheres, bem como os arcos de flores das "jardineiras", os
cavalheiros, os porcos, caiteto, uma verdadeira bicharada.
Letra
e música
As
estrofes de nossos ternos de Reis, são quadrinhas na maioria das vezes de
feitura popular, heptasílabas que narram episódios referentes ao nascimento de
Cristo. Podemos classificá-las como religiosas e profanas. As primeiras são
aquelas que no seu conteúdo mantêm bem vivo o motivo cristão das comemorações
da Bíblia. As profanas são as que fogem ao tema do ciclo natalino religioso.
Mas antes desta narração encontram-se os versos de chegada ou de saudação, à
porta da casa. Os versos compreendem vários ciclos: anterior ou véspera de 25,
dia de Natal, de 25 à 1º do ano e de 1º de janeiro ao dia de Reis. As estações
são cantadas de acordo com o decorrer dos dias, e obedecem as seguintes
principais frases: Chegada, Entrada, Louvação, Peditório, Agradecimento e
Despedida.
Cada
terno tem mais ou menos decorado um número grande de versos, podendo no entanto
"o mestre" acrescentar improvisos que a situação exigir.
São
numerosas as melodias existentes. Variam de região para região. Talvez os tipos
de instrumentos musicais acompanhantes tenham contribuído para o surgimento
dessas variedades. Em nossas pesquisas registramos inúmeras "toadas".
As melodias geralmente apresentam duas partes distintas: uma bastante lenta,
corresponde aos versos cantados; a outra somente tocada, no geral
caracteriza-se por uma aceleração do ritmo.
A
seguir damos um exemplo da maneira de como é "tirado" um verso pelos
cantores:
Cantam: mestre e seu ajudante
Os
três Reis por serem Santos
Os
três Reis por serem Santos
Se puseram a caminhar
Repetem: contra-mestre e seu ajudante
Os
três Reis por serem Santos
Os
três Reis por serem Santos
Se puseram a caminhar
Cantam: mestre e seu ajudante
Procurando
Jesus Cristo
Procurando
Jesus Cristo
Em Belém foram encontrar
Repetem: contra-mestre e seu ajudante
Procurando
Jesus Cristo
Procurando
Jesus Cristo
Em
Belém foram encontrar
Em
outros ternos, porém, cantam os "reses" quadrinha por quadrinha;
assim como as melodias, as maneiras de cantar são também distintas.
Geralmente
eles terminam o verso bem "choroso", acrescentando "oi"...
Instrumentos
Os
instrumentos musicais que podem considerar como tradicionais são: viola,
rabeca, gaita, violão, tambor ou caixa de triângulo.
Comum
outrora era a parceira da viola com a rabeca acrescida quase sempre de tambor
ou triângulo. Na falta deste último um estribo de meia picaria é também usado.
Atualmente
a gaita tomou conta da parte musical, fazendo-se acompanhar do violão e não
raro de pandeiro, chocalho e cavaquinho.
Visita
Em
traços gerais a visita dá-se da seguinte maneira: no terreiro da casa, o
"terno" tendo a frente o "mestre" e o "ajudante",
faz em verso de "saudação" ao dono da residência, solicitando
permissão para cantarem e ao mesmo tempo justificando-se da sua chegada:
Chegada
Agora
mesmo chegamos
Na
beira do seu terreiro
Para
tocar e cantar
Licença
peço primeiro
Entrada
Se
o proprietário concorda — geralmente muito satisfeito e feliz — abre a porta,
convidando o mestre e seus cantadores para passarem. Existe mesmo uma certa
tradição que consiste em o proprietário aguardar alguns versos para no caso
positivo de receber o terno, acender as luzes da casa.
Porta
aberta, luz acesa
Sinal
de muita alegria
Entra
eu, entra meu terno
Entra toda a companhia
Na
saída, após muita cantoria, os cantores e os familiares ficam de alma limpa
pela visita que representa a presença do menino Jesus em seu lar.
CANTIGAS DA
ANUNCIAÇÃO DO SUPREMO ADVENTO.
Dois mestres, dois
contra mestres
um tiple um
violinista
assim na pampa
sulista
por asfaltos e
campestres
cruzam regiões
silvestres
até mesmo no povoeiro
o pampa se fez
herdeiro
ecoa no litoral
da véspera de natal
vão até seis de
janeiro.
O terno de reis
anuncia
o nascimento de
Cristo
e nos diz assim num
misto
de devoção e alegria
que o filho de Maria
vem a terra nos
salvar
Melchior e Balthazar
conclamam em todos os
pagos
e completando os três
reis magos
representam rei
Gaspar.
São três reis por
isso é terno
é o supremo advento
o sagrado nascimento
do filho do pai
eterno
e até no mundo
moderno
ao ouvi-los me
convenço
que esse amor tão
intenso
se espalhou nos
continentes
perene como os
presentes
o ouro, a mirra o incenso.
O presépio é o
cenário
onde os mestres
improvisam
na cantiga nos avisam
que o supremo
mandatário
num gesto
extraordinário
de confiança e de
bondade
pra nos mostrar a
verdade
a luz e o melhor
trilho
encarregou a seu
filho
de salvar a
humanidade.
Essa arte é o
simbolismo
do que ocorreu em
Belém
o nascimento de
alguém
com luz e magnetismo
que abençoou o
batismo
por não temer o mais
forte
superou até a morte
essa figura abençoada
se canta em lenta
toada
em todo litoral
norte.
Quem recebe os peregrinos
abre a porta com
franquia
e em silenciosa
alegria
escuta os cantos
divinos
os mestres são
genuínos
fazem cantando a
chegada
improvisam na entrada
num tom cadenciado e
lento
contam todo o
nascimento
conforme a bíblia
sagrada.
O rei Gaspar era
branco
o Melchior caboclão
formando uma
integração
com Balthazar preto
franco
os três reis no mesmo
tranco
vieram prestar louvor
a Cristo nosso senhor
com devoção e
respeito
sem reserva ou
preconceito
nem de raça nem de
cor.
E esta mesma
integração
que se anuncia em
cantiga
para que o amor
prossiga
habitando o coração
no culto da tradição
quem viver vai
percebendo
é a voz do povo
dizendo
a mais sagrada das
leis
enquanto houver terno
de reis
Cristo estará
renascendo.
A matéria sobre o dia de Santos Reis foi compartilhada do blog de Léo Ribeiro e o poema é de minha lavra (Adão Bernardes).
Por hora é isso, inté fui...
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